Dicas e Fatos

Trabalho voluntário, a melhor época para vir, primeiro lugar para obter informações, acomodação para estudantes, saúde, custo de vida, recursos …

É possível trabalhar em troca de alojamento e comida?

Auroville é uma cidade em pleno desenvolvimento com recursos limitados. Assim, a maioria dos lugares não tem condições de cobrir as despesas necessárias para estudantes, ao invés, prefere-se em geral oferecer oportunidades de trabalho para trabalhadores permanentes.

Com poucas exceções, não espere poder contribuir trabalho voluntário em troca de comida e alojamento.

Na melhor hipótese, talvez alguns serviços ou projetos possam cobrir parte das despesas que você terá. Mas isto precisa ser discutido, e cada caso é visto individualmente.

Qual é a melhor época para vir para Auroville?

O clima é melhor de janeiro a março. O período de abril-junho é quente e seco. Após o pique de maio-junho, a temperatura cai aos poucos de julho até o fim do ano. De julho a setembro é possível que ocorram tempestades de verão. As chuvas de monção e temperaturas bem mais frias vêm de outubro em diante, geralmente até o fim de dezembro.

Para as pessoas com um orçamento mais limitado, o fator mais decisivo pode ser as tarifas de acomodação. Neste caso, é melhor vir entre março e novembro, evitando assim o pico da estação de visitantes/turistas.

Onde devo ir primeiro para obter informações quando eu chegar em Auroville?

Ao chegar em Auroville visite o “Visitors Centre” (Centro de Visitantes). Isto lhe dará uma idéia geral de Auroville. Lá você também encontrará o “Auroville Information Service” ou AVIS (Serviço de Informação de Auroville) onde poderá obter 2 recursos importantes:

  • Mapa de Auroville (indispensável!)
  • Guia de Auroville, um compêndio de tudo o que é importante sobre Auroville, e vários endereços para contatos.
  • “Auroville Guest Service” (Serviço para Visitantes de Auroville) está situado no terraço da “Solar Kitchen” (Cozinha Solar). Lá você pode obter informações mais específicas sobre estadias de longo prazo, auxílio para encontrar acomodação adequada, e recomendação sobre oportunidades de trabalho.
Existem acomodações para estudantes?

As pensões e restaurantes são bem desenvolvidos em Auroville e cada ano recebem milhares de visitantes e turistas de todo o mundo.

De março a novembro, várias pensões oferecem descontos para estudantes durante estadias mais longas. Às vezes é possível cuidar de uma casa durante os meses de verão por apenas uma contribuição nominal para a manutenção da mesma.

Para estadias de pelo menos um mês, alguns lugares oferecem diárias especiais para estudantes durante o ano inteiro – MAS A RESERVA DEVE SER FEITA COM ANTECEDÊNCIA. Estudantes de países em desenvolvimento com orçamentos mais limitados têm prioridade.

Youth Camp
Tel: +91(0)413 622357
E-mail: rajeevb@auroville.org.in

Ami
Tel: +91 (0)413 622570
E-mail: giri@auroville.org.in

College Guest House
Tel: +91 (0)413 622165
E-mail: janet@auroville.org.in

Atithi Griha em Bharat Nivas.
Rs. 3000 para estadias de um mês ou mais (estão incluídos acomodação em dormitório de 6 camas, café da manhã e jantar).
Tel: +91 (0)413 622445

Prayatna Student Hostel
Tel: +91 (0)413 622435
E-mail: partha@auroville.org.in

E sobre a saúde?

Os “Auroville Health Services” (Serviços de Saúde de Auroville) são geralmente acessíveis a estudantes sob as mesmas condições existentes para visitantes por longo período. São disponíveis vários serviços, desde a medicina alopática, Ayurvédica, Siddha, tibetana, e homeopática até vários outros métodos alternativos de cura. Os centros principais são o “Auroville Health Centre” (Centro de Saúde de Auroville) para medicina alopática e homeopatia, o “Quiet Healing Centre” (Centro de Cura de Quiet) para terapias alternativas e massagens, e o “Bharat Nivas Multipurpose Health Centre” (Centro de Saúde de Bharat Nivas) principalmente para homeopatia.

Há dois hospitais cerca de 30 minutos de Auroville, e também várias clínicas particulares em Pondicherry.

É importante saber que animais de rua podem ser portadores de raiva, e que tifo é endêmico em nossa região. É também aconselhável trazer um creme antimosquito e um filtro solar.

Estudantes do ocidente devem estar preparados, em geral, para sofrer algumas desordens intestinais.

Qual é o custo de vida em Auroville?

(Nota: todas as cotações são apenas indicativas e sujeitas a mudanças – 1° semestre de 2001, de abril de 2001: US$ 1 = Rs 46.5 aprox.)

Acomodação

Rs 1.500 a Rs 10.000 por mês, dependendo do tipo de habitação, que varia de “cápsulas” com teto de palha, acomodação em dormitório, quarto numa casa particular ou numa pensão, etc.

Transporte

Aluguel mensal de:

Bicicleta – Rs 300
Pequena moto sem marchas – Rs 1.500
Lambreta – Rs 2.400
Motocicleta – Rs 3.000

(Nota: algumas pensões incluem o aluguel de bicicleta em suas diárias).

Alimentação

A “Solar Kitchen” serve almoço por Rs 600 por mês todos os dias, com exceção de domingos, na sala de refeição. O jantar custa um pouco menos e é servido em marmitas para levar para casa. Refeições e lanches também são servidos em vários restaurantes e lanchonetes por preços variados: “New Creation Corner”, “The Coffee Shop”, “Visitors Centre Cafeteria”, “Pour Tous Snack Bar”, “Roma’s Kitchen”, “Auriginal”, “Centre Guest House” e “Sun Bliss”.

Reserve entre Rs 1.000 e Rs 4.000 por mês para alimentação. Naturalmente, se a sua escolha for pela alimentação local (típica do sul da Índia), o custo será menor.

Contribuição para Auroville

Todos os residentes – permanentes ou temporários – de Auroville contribuem mensalmente para a manutenção geral, infra-estrutura e serviços públicos da cidade.

A tarifa de contribuição reduzida para estudantes é de Rs 900 por mês. Esta tarifa pode ser ajustada de acordo com casos individuais.

Que recursos estão disponíveis em Auroville para conduzir projetos ou trabalhos de pesquisa avançada?

É aconselhável fazer o máximo de pesquisas e preparativos para o seu projeto ANTES de vir para Auroville.

A construção de um centro de recursos para auxiliar pesquisas e educação a nível superior está sendo planejada. Até este ser construído e estar funcionando, uma certa quantidade de material está disponível. Este material pode ser encontrado em diversos lugares como em escolas, centros de pesquisas e locais de trabalho.

A melhor pessoa para lhe ajudar a identificar os recursos materiais locais será o seu supervisor local ou faculdade.

Entretanto, os seguintes centros possuem uma boa variedade de documentação:

“Laboratory of Evolution” (Laboratório de Evolução) – ciências humanas, espiritualidade, pesquisa sobre consciência

“Auroville Library” (Biblioteca de Auroville) – biblioteca geral

“Auroville Archives” (Arquivos de Auroville)

“Pitchandikulam Bio-Resource Centre” (Centro de Recursos Biológicos de Pitchandikulam) – reflorestamento, plantas medicinais, biodiversidade, etc.

“Harvest Centre for Water Resources Management” (Centro para Administração das Fontes de Água) – agricultura ecológica, administração de água

“Centre for Scientific Research” (Centro de Pesquisa Científica) – tecnologias alternativas: construção usando barro e ferro-cimento, energia, administração de lixo