Introdução Loga Integral

Frequentemente nos referirmos a Auroville como um microcosmo do mundo. E isto é correto. Neste projeto estão representadas, virtualmente, todas as maiores polaridades encontradas na sociedade global. E ainda mais, todas as tensões sutis que existem como resultado.

Fusão Humana

Por exemplo, temos aqui homens, mulheres e crianças representando a divisão Leste-Oeste, o hiato Norte-Sul, vários tipos de formação religiosa e cultural, o rico e o pobre, o instruído e o analfabeto, o sofisticado e o simples, pessoas de raças e cores diferentes, de pequenos vilarejos, cidades e metrópoles, de democracias e sociedades socialistas, de países de primeiro, segundo e terceiro mundo, alguns de fácil relacionamento, e outros não tão fácil, alguns que trabalham vigorosamente, e alguns mais indolentes, todos com diferentes preferências e prioridades no dia-a-dia – como fumantes/ não fumantes, consumidores de bebidas alcoólicas/ abstêmios, vegetarianos/ não vegetarianos, praticantes de meditação/ não praticantes, funcionários de escritório/ trabalhador florestal, e assim por diante. Todos estes, entretanto, têm uma coisa em comum: TODOS se colocaram voluntariamente nesta fusão humana que é Auroville, e aceitaram resolver suas diferenças de uma maneira nova e mais elevada, mudando a si mesmo ao invés de tentar mudar os outros na procura da realização do ideal da unidade humana na diversidade.

Representantes da humanidade como um todo

Dizemos “mudando a si mesmo”, mas o que significa isto? Não significa tentar ser igual a todos ao redor. Isto seria um tipo de unidade em conformismo. O que Auroville está tentando alcançar é algo bem diferente. Aceitar e permitir através do que a maravilhosa, rica e plena diversidade humana floresça em liberdade completa, alcançando ao mesmo tempo uma unidade interior e experimentando uma sociedade unificada e harmoniosa. Há momentos em que a mistura humana parece demasiada, complexa demais, quando tensões ocultas vêm à tona ou antigos padrões de comportamento predominam. Mas na realidade esta mistura é perfeita, assim como deve ser, se Auroville é para ser um experimento válido, representante da humanidade como um todo.

Inspirado em “Um Sonho”, este é o ideal que Auroville almeja realizar.