Visitando Auroville

Onde está a cidade?

Auroville está situada no sul da Índia, 150 km ao sul de Chennai (Madras) e aproximadamente 10 km norte da cidade de Pondicherry. A viagem de Madras a Auroville leva cerca de 3 horas de carro. Os ônibus de Madras são freqüentes e custam cerca de IRS 50 (50 rúpias). Um táxi de Auroville até o aeroporto em Madras custa até IRS 1.500, mas é mais barato (IRS 1.050) e conveniente você encomendar um táxi de Auroville para pegá-lo no aeroporto. Entre em contato direto com a sua “Guesthouse” (hospedagem) para este fim.

Auroville tem uma ambiência rural. Ela consiste de cerca de 100 povoamentos diferentes, espalhados por mais de 25 km² (dos quais um pouco mais de 10 km² já pertence à comunidade de Auroville). As distâncias entre os povoamentos podem ser vários quilômetros. Dentro da área de Auroville há várias aldeias, e ainda muito terreno pertencente aos habitantes dessas aldeias.

Clima

O clima de Auroville é subtropical. De dezembro a março a temperatura durante o dia varia de 24 – 30ºC (74 – 85ºF). De abril em diante, a temperatura sobe e pode chegar à cerca de 40ºC (105ºF) em maio – junho; a partir de julho a temperatura começa a diminuir devido às chuvas ocasionais. Normalmente por volta de meados de outubro começa o período principal das monções e este continua até meados de dezembro. Em geral a temperatura das noites é 5ºC menos do que a dos dias.

As entrelinhas

Na superfície Auroville pode parecer incompreensível. É um experimento intenso e cheio de desafios, onde estamos tentando o que parece ser impossível, e é preciso estar pronto para participar ativamente desta aventura. É só no contexto da visão de seus fundadores que a razão de Auroville se torna clara. É esta visão que tem estimulado pessoas de todo o mundo a participar deste “laboratório de evolução”.

Para visitantes e turistas

Visitantes ficam às vezes decepcionados por não encontrarem aqui um Ashram, as típicas atrações turísticas, ou uma geral atmosfera de hospitalidade. Isto é, primeiro, porque Auroville é bem diferente do Ashram de Sri Aurobindo, onde é considerado que as pessoas consagraram suas vidas à ioga integral (comparando com Auroville onde fazemos um experimento em unidade humana), e, segundo, porque Auroville não é um lugar turístico (apesar de constar na literatura de viagens e turismo) e não dedica muito tempo e energia a receber turistas como é de costume em locais estabelecidos especificamente para este fim.

Visitantes devem primeiro ir ao “Visitors Centre” (Centro de Visitantes), que está aberto diariamente de 9:00 às 17:30 h, e oferece informações, exposições, vídeo, uma lanchonete e um centro de compras.

Aqueles que vem com um interesse mais profundo e desejam realmente visitar um dos projetos de Auroville podem organizar uma visita através do Serviço de Informação (“Information Desk”) no “Visitors Centre”.

Acomodação

Acomodação para visitantes é disponível em vários povoamentos na área de Auroville. A diária varia entre Rs 150 e RS 750 por pessoa dependendo do tipo de acomodação e facilidades oferecidas. Ë aconselhável reservar com antecedência, especialmente para os períodos de dezembro a março e de agosto a setembro. Esta reserva pode ser feita através do “Auroville Guest Service” (Serviço de Visitantes de Auroville), situado no primeiro andar da “Solar Kitchen” (Cozinha Solar) pelo e-mail avguests@auroville.org.in , ou diretamente às hospedagens.

Contribuição dos Visitantes

Assim como os Aurovilianos, cada visitante deve contribuir financeiramente para a manutenção e desenvolvimento de Auroville e sua infraestrutura (água, estradas, eletricidade, reflorestamento, fazendas, educação, etc.). No momento a contribuição para visitantes é de Rs 60 por dia por adulto e Rs 30 por dia por adolescente (de 12 a 19 anos de idade). Não é necessária a contribuição para menores de 12 anos. Para estudantes, a contribuição diária é de Rs 30.

Para visitantes que permaneçam por um mês ou mais em Auroville, esta contribuição é reduzida para Rs 50 por dia. É favor notar que esta contribuição NÃO está incluída no preço da hospedagem.

Cartão de Visitantes

Após o pagamento desta contribuição, os cartões/passes de visitantes são expedidos pelas hospedagens maiores, pelo “Financial Service” (Serviço Financeiro) situado perto da comunidade de “Aspiration”, e pelo “Guest Service” situado na “Solar Kitchen”. Com este passe você pode participar mais livremente de atividades e usufruir serviços que normalmente exigem a apresentação do passe.

Custos gerais

Uma refeição na “Solar Kitchen” custa Rs 45 (o Cartão de Visitantes é exigido)

Uma boa refeição em Pondicherry custa no mínimo Rs 100, dependendo da classe do estabelecimento.

Aluguel de bicicleta custa cerca de Rs 20 por dia.

Aluguel de TVS ou uma pequena motocicleta custa cerca de Rs 100 por dia.

O ônibus de Auroville que vai para Pondy (3 vezes por semana) é grátis; o Cartão de Visitantes é exigido.

Para aulas de ioga, dança, etc, o visitante deve pagar entre Rs 50 e Rs 90 por aula; o Cartão de Visitante é exigido.

Massagens e cortes de cabelo custam cerca de Rs 300 cada.

Atividades

“Visitors Centre”: veja o boletim de avisos para várias atividades e programas para “Newcomers” e Visitantes.

“Guest Service”: situado no primeiro andar da “Solar Kitchen”, este oferece uma variedade de informações e orientação.

Semana para o Visitante: excursão de bicicleta por Auroville com duração de 5 dias. Para mais informações entre em contato com ambre@auroville.org.in .

Pitanga Hall (situado em Samasti): exposições, hatha ioga, dança, t’ai chi, e massagens terapêuticas.

“Quiet Healing Centre”: oferece uma variedade de tratamentos, classes e cursos.

“Verité”: ioga, criatividade, meditação vipassana, cursos para autodesenvolvimento. Se informe diretamente com os membros da comunidade de “Verité” para informações atualizadas dos cursos disponíveis.

“Pony Farm”: situada em Kottakarai, onde visitantes podem andar de pônei (existe uma taxa para este serviço).

Bibliotecas

A Biblioteca de Auroville empresta livros para visitantes com a apresentação do cartão de Visitante (veja abaixo).

O Laboratório de Evolução empresta livros para visitantes após pagamento de um depósito de Rs 200.

Oportunidades de Trabalho

Visitantes que pretendem ficar em Auroville por um longo prazo podem dirigir-se ao “AV Guest Service” na “Solar Kitchen” ou através de avguests@auroville.org.in , ou podem entrar em contato com “Connections” através de connections@auroville.org.in no prédio de “SAWCHU”, em Bharat Nivas.

Estudantes que optaram por um programa de trabalho/pesquisa, podem contatar unity@auroville.org.in também no prédio de “SAWCHU”.

Informações adicionais

Devido à possibilidade de roubos, é aconselhável depositar seu passaporte, bilhete de viagem e objetos de valores no cofre de sua hospedagem.

Devido a certo incidentes que tem ocorrido em nossas estradas nos últimos anos, é aconselhável para mulheres não andarem (OU USAR BICICLETAS) sozinhas à noite.

Dentro do contexto de Auroville e seu trabalho com as aldeias vizinhas, não é aconselhável dar esmolas.

É favor respeitar os costumes locais com relação ao comportamento. Também é aconselhável às mulheres ocidentais vestirem-se modestamente como fazem as mulheres indianas em geral, a fim de não dar uma impressão errada e atrair uma atenção indesejável. Pela mesma razão também é aconselhável o uso de maiô (e não de biquíni) na praia.

O Horário Padrão da Índia (IST) é 5 horas e meia a mais que o Horário de Greenwich (GMT).

A quota de câmbio é aproximadamente US $ 1 = Euro 1 = IRS 45 (janeiro de 2001).